sábado, 28 de outubro de 2017

O fim do freio a tambor nas motocicletas - Ao menos na roda dianteira

   Como um sistema que não existe mais nos carros já há bastante tempo, ainda persiste em existir nas motocicletas de baixa cilindrada?

O arcaico freio a tambor

   Pois é, infelizmente em meados do fim de 2017 ainda temos motos sendo vendidas com o velho sistema de freio. Mas isso está com os dias contados, ainda que devido a necessidade de uma lei para tal, mas chega em mais que boa hora.
   A existência desse superado sistema se deve ao fato de que tanto a indústria de motocicletas "empurra" goela a baixo o freio a tambor nos consumidores, bem como os próprios clientes acabam aceitando, em parte em troca de "pagar menos", mesmo sabendo das qualidades do freio a disco. E como nesse país, meio que as coisas (certas coisas) só funcionam na base da lei e de doer no bolso de alguém, enfim o sistema a tambor vai desaparecer.

Frenando errado!

   Acontece que muitos motociclistas tem a errônea impressão de que deve frear a motocicleta apenas com o freio traseiro e já quase parado usar o freio dianteiro, uns por desinformação, outros por receio de capotar com a moto, contudo a maneira correta de usar os freios, é usá-los ao mesmo tempo, tanto o traseiro, quanto o dianteiro, pois essa atitude reduz a distância de frenagem substancialmente em comparação a frear com apenas uma das rodas.

A imagem mostra essa diferença

O que a lei diz

   Se quiser conferir a resolução do Contran é só clicar aqui!
   Mas trocando em miúdos, entre 2016 e até 2019, as fabricantes ou importadoras deverão produzir ou importar motocicletas e afins com freio ABS, CBS ou ter ambos os sistemas nos veículos.

   A diferença no uso dos sistemas é a seguinte, para motocicletas até 300 cilindradas, deverá ter o sistema ABS ou CBS e para motos com 300 cilindradas ou mais, é obrigatório o sistema ABS.

ABS x CBS

   E qual a diferença entre os sistemas?

   No caso do ABS (Ant-block system), um sistema eletrônico impede que a roda trave em frenagens mais fortes ou quando a aderência se torna baixa, no caso de chuva o cascalho na pista, fazendo o freio trabalhar sempre no limite ideal de frenagem.

Sistema ABS

   Enquanto que no sistema CBS (Combined brake system), esse sistema funciona quando se aciona o pedal do freio traseiro, o sistema aciona os dois freios ao mesmo tempo.

Sistema CBS

Certo, e qual o melhor sistema???

   Por exigir freio a disco nas duas rodas e trabalhar sempre no limite entre frenagem ideal e evitar o travamento das rodas, o sistema ABS é mais eficiente que o CBS. Mas ter um dos dois na motocicleta já é melhor que ter um freio a tambor na roda dianteira.


Ainda sobre a resolução

   A resolução determina o seguinte:

A partir de 1º de janeiro de 2016, 10% das motocicletas produzidas ou importadas deverão possuir um dos sistemas, em 2017, 30%, 2018, 60% e em 2019 100% das motocicletas deverão estar obedecendo a resolução.

A Yamaha RD350 da primeira geração era muito potente, em contra-partida os freios a tambor eram muito fracos para domar tanta força, e não à toa ela ganhou a fama de "viúva negra".

 A versão seguinte corrigiu este problema, roda dianteira om dois disco ventilados e mais um disco ventilado na roda traseira

Considerações finais

   Seja por meio da força da lei ou pela deliberação própria das industrias, o certo é que enfim as coisas estão mudando e motos com esse sistema antigo de freio estão com os dias contados, essas mudanças trarão gradativamente uma maior consciência sobre segurança no trânsito. Poderiam ser incluídas aí a obrigatoriedade no uso de roupas adequadas, bem como calçados mais seguros para pilotagem.

   Não custa lembrar que a segurança do motociclista quem faz é ele mesmo. Acima de tudo, consciência no trânsito.

Até a próxima

Rabugento Cultura Custom

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