segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Rabugento além de Cangaceiro agora é um Templário do Asfalto


   Fazer parte de grupos seletos de amantes de carros clássicos é muito bom.

   Participo do grupo de amantes de fuscas e derivados com motor refrigerado a ar, os Cangaceiros VW's de Pernambuco, grupo que tenho muito carinho e batalho, junto com os outros integrantes, por um movimento de cuidado com a cultura vw. E agora tenho a felicidade de também participar de outro grupo, grupo este que foi uma inspiração para os Cangaceiros, os Templários do Asfalto. Participo de seleto grupo de amantes e conhecedores de automóveis clássicos uma honra poder participar destes dois grupos.

   Link para o site: Templários do Asfalto
Rabugento

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Royal Enfield - Voltando aos trabalhos no blog.

   Vamos lá, desde outubro do ano passado que este blog não vê uma atualização, então é hora de arregaçar as mangas e tirar toda a poeira do blog. E vamos começar com uma ótima postagem, juntando o clássico com a tecnologia.

   Já ouviram falar da Royal Enfield? E de seu lema? - "Made like a gun"

   Pois bem, a história começa há muito tempo atrás, em 1891, quando R. W. Smith e Albert Eadie assumem a Townsend Cycle CO., no Reino Unido, inicialmente fornecendo itens de precisão para os rifles ingleses. Neste ano a empresa inicia um novo projeto, de fabricar bicicletas. Em 1893, após ser licenciado pela Coroa a empresa recebe autorização para usar o nome "Royal" e passa a utilizar o slogan "Made like a gun", feita como uma arma.
   A primeira bicicleta motorizada produzida pela Royal Enfield saiu da fábrica em 1901. Uma das poucas marcas de motocicletas com mais de 100 anos de existência.
 
 
Logo e Slogan da marca
   
   A partir de 1955 a Royal Enfield inaugura a sua fábrica na Índia, sendo produzida por lá até hoje, atualmente estão em produção dois modelos, a Classic 350 e a Classic 500, a segunda, para a nossa felicidade é vendida pela própria Royal no Brasil.

Classic 500

   Ainda contando um pouco de história, pouco tempo após a inauguração da fábrica na índia, ela foi vendida  e a mesma é fabricada do mesmo jeito desde então, pois a moto não precisa de mudanças, pois é uma moto econômica, confortável e muito forte, pois sobe os Himalaias, vence os alagados das Monções e aguenta o caos das ruas de Nova Deli. A marca passou a produzir o motor de 500 cm³ a poucos anos atrás, até então apenas a 350 cm³ era produzida.

   No Brasil, através de algumas lojas em São Paulo ou pelo site da marca www.royalenfieldbrasil.com.br é possível adquirir esta bela máquina.

   Com estilo bem clássico inglês, ela tem bons aparatos tecnológicos que facilitam bastante a vida do seu dono, itens como partida elétrica e injeção direta de combustível, além do freio a disco na roda dianteira dão um toque de modernidade e desempenho a bela Classic 500.

   Vamos aos dados da dessa clássica:

FICHA TÉCNICA
Motor: monocilíndrico, quatro tempos, refrigerado a ar, OHV
Cilindrada: 499 cm³
Diâmetro x curso: 84 x 90 mm
Taxa de compressão: 8,5:1
Injeção: Eletrônica digital Keihin no duto
Potência: 27,2 cv a 5.200 rpm
Torque: 4,21 m·kgf a 4.000 rpm
Bateria: 12 V, 14 A·h
Consumo: de 27 km/l a 30 km/l (3,7 a 3,3 l/100 km)
Velocidade máxima: 135 km/h
Comprimento: 2.160 mm
Largura do guidão: 800 mm
Altura: 1.050 mm
Entreeixos: 1.370 mm
Tanque de combustível: 14,5 litros
Peso: 183 kg
Chassi: Quadro em berço simples tubular de aço, com motor integrado à estrutura
Suspensão dianteira: Telescópica de 35 mm de diâmetro, amortecimento hidráulico e 130 mm de curso
Suspensão traseira: Balança articulada, duas molas com amortecedores pressurizados concêntricos com 5 regulagens de pré-carga da mola e 80 mm de curso
Freio dianteiro: Disco de 280 mm de diâmetro e pinça de 2 pistões
Freio traseiro: Tambor simples com 153 mm de diametro e acionamento por varão
Pneus: Avon, ingleses
Dianteiro: 90/90-18 
Traseiro: 110/80-18

   Então, tem mais torque que uma Falcon 400 e numa rotação bem menor, portanto, ela é uma moto para rodar em baixa rotação, sendo bem útil na cidade e muito estável na estrada, rodando bem na casa dos 100 ou 110 km/h e ainda tendo sobra de velocidade para eventuais necessidades e tudo isto fazendo uma média de até 30 km/l, é uma boa média para uma moto de 500 cilindradas.

   No site ela custa R$ 22.800,00 + frete e está disponível nas cores abaixo listadas...

 Classic Black
 Classic Chrome Black
 Classic Crhome Royal Garnet
 Classic Desert Storm (a que mais gostei)
 Classic Green
 Classic Military Green
Classic Royal Garnet

   Deu vontade de ter uma? Em mim deu. No site existe a opção de financiamento, é só entrar em contato para mais informações.

   Com toda certeza, quem busca uma moto com um diferencial nas ruas pode ficar tranquilo que com uma Classic 500 terá este diferencial. Num preço atrativo, com boa relação de desempenho e consumo e com uma beleza incomum para nossas ruas.

   Ela tem tanta história que até em desenhos clássicos como as "Aventuras de Tin Tin" já deu as caras...



   ...e dois vídeos para não restar dúvida...





Espero que os amigos tenham gostado da matéria, pois eu me deliciei lendo e procurando sobre a moto, está na lista dos desejos!

Rabugento