quarta-feira, 22 de maio de 2013

Stencil art - a imaginação é o limite

Stencil art - a imaginação é o limite!

Um pouco de história...

"O Stencil foi utilizado ao longo dos tempos, para diferentes fins. Da sua origem pouco se sabe, alguns autores datam o seu início antes de 500 a.c. em países orientais como a China e o Japão. Os Fenícios inclusive, utilizavam a técnica de Stencil, para estampar tecidos. Com o passar dos anos o Stencil foi adquirindo outras utilidades, servindo para decorar ambientes ou assinar documentos em série. Durante a Segunda Guerra Mundial, começou a ser utilizado em intervenções urbanas como forma de propaganda de guerra e também como forma de impressão nos uniformes e material de guerra. Hoje assistimos a um novo movimento artístico chamado Stencil Art, urbano, feito na rua e para a rua, os suportes são as paredes das cidades do mundo. Os artistas poucas vezes identificados, utilizam este meio como forma de expressão."

(Fonte: http://stencil-art.blogspot.com.br/2008/01/histria.html)

Fazer o stencil não é das tarefas mais difíceis, um bom jogo de lâminas de estilete, precisão de corte e paciência são itens necessário para se fazer a arte, mas nada muito complicado.

O melhor desta arte é a liberdade de desenhos que se pode fazer, desde os mais fáceis até trabalhos bem complexos.

O melhor material para fazer o stencil é sem dúvidas em folhas de acetato, pois se consegue cortar os desenhos com uma relativa facilidade e a "forma" fica intacta para um próximo trabalho, também é possível fazer em papel, mas a forma provavelmente não servirá para outros trabalhos.

Como fazer? - Imprima um que você goste da internet ou crie o seu, coloque uma folha de acetato por cima (uma dica é fixar as duas folhas -papel e acetato - com uma fita adesiva, para que não saiam da mesma posição durante o corte) e vá recortando as partes em preto, só tomando cuidado de deixar as conexões, se não o desenho fica feio e muitas vezes sem sentido. Para pintar geralmente se usa tinta em spray, mas a criatividade é o limite, você pode usar rolinho, pincel, caneta (dependendo da superfície).

Algumas imagens!


Esses do "ratwagen e rabugento" fui eu que fiz








Alguns da internet...




Esse é um dos mais criativos que já ví



Valeu amigos, espero que tenham gostado da postagem.

Rabugento Cultura Custom

Nenhum comentário: